Policiais civis da Delegacia de Umbaúba e agentes do Ibama localizaram um cativeiro clandestino, onde foram encontrados cerca de 200 pássaros, nessa quarta-feira, 14. Após levantamentos de praxe, confirmou-se que um homem identificado como Paulo César mantinha na própria residência um cativeiro para criação e comercialização de passarinhos.
A equipe da Polícia Civil entrou na residência e se deparou com uma grande quantidade de pássaros, estando esses sendo mantidos em cativeiros inapropriados e por conta dos maus tratos alguns deles já estavam mortos.
Além dos pássaros, os policiais encontraram na casa de Paulo César diversos equipamentos para transporte dos animais, provavelmente para serem levados às feiras livres onde há comércio ilegal de aves.
Diante do flagrante de crime ambiental e da necessidade de apuração específica quanto às espécies dos animais, o Ibama foi acionado e constatou a presença de aves raras, inclusive ameaçadas de extinção, a exemplo do Papagaio verdadeiro, galo de campina, espécies de canários e aves silvestres que deveriam estar em seu habitat natural.
Em seguida, foi lavrado o Termo de Ocorrência Circunstanciado, já que a pena para o crime não é superior a um ano de detenção, e o infrator foi liberado após devida autuação administrativa do Ibama.
Segundo o analista do Ibama, "as aves passarão por um processo de readaptação e deverão ser devolvidas à natureza para usufruir da liberdade que nunca deveriam ter perdido". Disque 181! Denuncie! É gratuito e sigiloso.
Fonte:SSPSE
Nenhum comentário:
Postar um comentário